sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

2011: internacional e centenário!

Neste ano de 2011 temos algumas datas comemorativas relacionadas à ciência, como por exemplo, a comemoração do Ano Internacional da Química.
E por falar em química, comemoramos este ano o centenário de Marie Curie, cientista polaca que recebeu dois Prêmios Nobéis. O primeiro foi o Nobel de Física, em 1903, "em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação, descoberta por Henri Becquerel". Foi a primeira mulher a receber tal prêmio. O segundoveio em 1911, o Nobel de Química, “em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento”. Com uma atitude generosa, não patenteou o processo de isolamento do rádio, permitindo a investigação das propriedades deste elemento por toda a comunidade científica.
Ainda este ano comemoramos os 100 anos da Fundação do Instituto Max Planck para o Progresso da Ciência. Este foi estabelecido em março de 1994, em Berlim. Suas investigações são dedicadas principalmente para a história das ciências, mais especificamente das ciências naturais, mas com perspectivas metodológicas esboçadas das ciências cognitivas e da história cultural. Todos os três departamentos do instituto visam a construção de uma "epistemologia histórica" das ciências. O instituto é afiliado ao Instituto Max Planck, que está localizado também em Berlim. Este instituto recebeu o nome em homenagem a Max Karl Ernst Ludwig Planck, físico alemão considerado o pai da física quântica e um dos físicos mais importantes do século XX. Planck foi agraciado com o Nobel de Física de 1918.
Há 100 anos atrás, Ernest Rutherford criava o modelo atômico nuclear, também conhecido como modelo planetário do átomo, onde os elétrons circundavam o núcleo de um átomo como os planetas ao redor do Sol. O modelo atual do átomo mudou desde Rutherford, mas sua idéia foi substancial para a ciência e extremamente didática.
Este ano também é o Ano Internacional das Florestas. E sabem por quê? As florestas cobrem cerca de 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de aproximadamente 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas. A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta, entre eles: a perda da biodiversidade; o agravamento das mudanças climáticas; o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais; o estímulo a assentamentos clandestinos e a ameaça à própria vida humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário